Voleibol tem as regras alteradas para 2009

Superliga 2008/09 adota novas regras do voleibol mundial

Publicação do Diário Catarinense

Arbitragem vai tolerar algumas formas de invasão e toque na rede

 

A Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol (COBRAV) adotará, a partir da Superliga 08/09, as novas regras para o voleibol mundial, aprovadas no 31o Congresso da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que aconteceu em Dubai, em junho. A 15ª edição da competição começará no próximo dia 29 de outubro e terá 24 equipes na disputa – 12 masculinas e 12 femininas.

— Como a Superliga começa em 2008 e termina no próximo ano, resolvemos adiantar as alterações para que nossos jogadores e técnicos se adaptem às novas regras. Assim, quando nossas seleções entrarem em quadra, os jogadores já conhecerão as mudanças — explicou Josebel Palmerim, coordenador da COBRAV.

A primeira mudança será com relação à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede.

Outra modificação será com relação ao toque na rede. Anteriormente, qualquer movimento que o jogador fizesse e tocasse na rede com qualquer parte do corpo era considerado falta. Agora, só será falta quando o jogador tocar no bordo superior ou na antena na parte de cima do bordo superior. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que esta ação não seja uma vantagem para a sua equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e ele não se apóie na rede para realizar o movimento.

Mais novidades só em 2009

Algumas regras, porém, não serão adotadas já nesta edição da competição, como a de que as equipes poderão ter dois líberos inscritos entre os 12 jogadores. No entanto, somente um poderá atuar. Caso haja a troca direta de um líbero pelo outro, por qualquer motivo, o jogador que for trocado não terá o direito de retornar à partida.

Outra alteração para o próximo ano é no que diz respeito à inscrição das equipes. O número de atletas aumentará de 12 para 14. No entanto, para a partida, a equipe poderá usar 12 jogadores, dentre eles até dois líberos.

Por Prof. Drausio
As principais mudanças foram a permissão de tocar a rede no seu bordo inferior e na sua parte vazada (entre o bordo superior e o inferior),  e a permissão de invasão por baixo da rede, contanto que não atrapalhe a jogada adversária. até o próximo post, com mais novidades sobre as modalidades esportivas.

Uma resposta to “Voleibol tem as regras alteradas para 2009”

  1. drauzitho Says:

    dale drausio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: